Como evitar queimadura de sol?

Postado por megaformula 06/09/2018 0 Comentários

Como evitar queimadura de sol? Essa é uma dúvida frequente entre muitas pessoas, sobretudo, entre aquelas que trabalham durante o dia e, ainda mais, agora no período do calor.

O verão vem aí e para aproveitar a estação de maneira divertida e saudável, é preciso se cuidar, não tem outro jeito! Portanto, acompanhe as dicas a seguir para evitar queimadura de sol…

Os maiores problemas da queimadura de sol

O Brasil tem o privilégio de ter uma boa incidência de sol durante quase o ano inteiro. Somados às férias, que coincidem com a época mais quente do ano, relatos indicam que pelo menos 70% dos adolescentes e 30% dos adultos já sofreram com as queimaduras solares.

Causadas pela exposição prolongada ao sol, principalmente sem proteção, as queimaduras podem atingir alguns níveis, de acordo com sua intensidade. São eles:

  • Queimaduras de primeiro grau: Mais leves e superficiais, quase todas as pessoas já sentiram seus efeitos. Elas costumam causar vermelhidão e alguma ardência;
  • Queimaduras de segundo grau: Já neste nível, as queimaduras atingem a epiderme e a derme, que são as camadas superficial e profunda, respectivamente. A vermelhidão vem acompanhada de dor, inchaço e bolhas.
  • Queimaduras de terceiro grau: Este é o caso mais grave. Por conta da dor intensa e de outras consequências ao corpo, elas exigem cuidados e acompanhamento médico.

COMO EVITAR QUEIMADURA DE SOL?

Além do incômodo causado pelos níveis vistos acima, o cuidado com a exposição aos raios solares visa evitar também problemas mais graves, como insolação e câncer de pele.

Tome medidas simples e evite complicações:

  • Atenção à hora: Fuja da exposição entre às 11h e 15h, pois esse é o período com maior incidência de raios solares nocivos;
  • Abuse da proteção: O protetor solar é essencial nesta e em todas as outras épocas do ano. Eles formam uma camada que evita a chegada dos raios diretamente na sua pele. O FPS – Fator de Proteção Solar, indica quanto tempo o produto se mantém ativo. Um protetor com FPS 8, demora cerca de 80 minutos para perder o efeito. Outro com FPS 15, dura 150 minutos e assim sucessivamente. O fator recomendado por médicos dermatologistas é o de, no mínimo, 30.
  • Use Protetor Solar.

Pronto para evitar queimadura de sol e aproveitar o melhor do calor? Divirta-se de maneira saudável 
                <div class= Tags: Como evitar queimadura de sol?

Deixar uma resposta